O sul-mato-grossense Yeltsin Jacques brilhou mais uma vez nas pistas de atletismo ao conquistar a medalha de bronze na prova de 5 mil metros da classe T11 (atletas com deficiência visual) na ParalimpÃada de Paris 2024. A conquista ocorreu nesta sexta-feira (30) e reforça que esporte paralÃmpico brasileiro é uma potência mundial, além de evidenciar o talento do atleta que já é um dos maiores nomes do paÃs.
Yeltsin, beneficiário do programa Bolsa Atleta, do Governo de Mato Grosso do Sul, coordenado pela Fundesporte e pela Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), alcançou o pódio com o tempo de 14min52s61. Este foi o melhor tempo da carreira do atleta, mesmo após retornar de uma lesão que prejudicou sua preparação para os jogos.
Natural de Campo Grande, o sul-mato-grossense é o atual campeão mundial da prova e defendia a medalha de ouro conquistada na ParalimpÃada de Tóquio 2020, onde também subiu ao lugar mais alto do pódio nos 1500m - T11. Aos 32 anos, Yeltsin já soma três medalhas paralÃmpicas em sua trajetória, consolidando-se como uma referência no esporte brasileiro.
O ouro na prova de Paris ficou com o também brasileiro Julio Cesar, que dominou a corrida desde o inÃcio e ainda quebrou o recorde mundial ao completar a prova em 14min48s85. Já a medalha de prata foi conquistada pelo japonês Kenya Karasawa, que fez 14min51s48.
A medalha de bronze de Yeltsin Jacques se soma ao vasto legado do atletismo paralÃmpico brasileiro, que é a modalidade que mais conquistou medalhas para o Brasil na história dos Jogos ParalÃmpicos. Até os Jogos de Paris, o atletismo brasileiro subiu ao pódio 170 vezes, acumulando 48 ouros, 70 pratas e 52 bronzes.
O próximo compromisso de Yeltsin na ParalimpÃada de Paris 2024 será a disputa da semifinal dos 1.500 metros, classe T11. A prova será na segunda-feira (2), à s 4h18 (horário de MS), segundo programação no site oficial dos Jogos. Se avançar, a final será realizada na terça-feira (3), no mesmo horário.
Por Lucas Castro, Comunicação Setesc